Aula dia 12/09/09 – Professora: Maria Cecília
Exercícios de revisão:
Os exercícios poderão ser impressos ou copiados no caderno.
Na próxima aula olharei no caderno (ou folha impressa).
1. Os seres vivos podem reproduzir-se sexuada ou assexuadamente. Sobre este assunto, indique a afirmativa correta:
a) A reprodução assexuada promove maior variabilidade genética e produz grande quantidade de descendentes.
b) A reprodução assexuada se caracteriza pela presença de meiose, formação de gametas e fecundação.
c) A reprodução sexuada, exceto quando ocorrem mutações, produz indivíduos geneticamente iguais.
d) O brotamento é um tipo de reprodução assexuada, em que os descendentes são formados por mitoses.
e) A reprodução assexuada permite uma evolução mais rápida das espécies.
2. Analisando o processo de gametogênese em mamíferos, é correto afirmar que:
(01) O gameta feminino é uma célula grande e imóvel cujo citoplasma aumenta muito durante o processo de formação.
(02) Na formação dos espermatozóides, ocorre uma etapa de diferenciação celular após a divisão meiótica.
(04) Após a divisão meiótica, de cada ovogônia originam-se quatro ovócitos idênticos.
(08) O processo de ovulogênese ocorre em etapas, permanecendo os ovócitos I em estágio inicial da meiose durante grande parte da vida da mulher.
(16) De cada espermatogônia que inicia o processo de espermatogênese, formam-se oito espermatozóides.
(32) Espermatogônia e espermátides são células haplóides resultantes de etapas do processo de espermatogênese.
(64) O número diplóide característico da espécie só é reconstituído no momento da fecundação, quando se forma o zigoto.
Dê como resposta a soma dos números associados às proposições corretas.
3. Indique a alternativa que completa corretamente as lacunas do texto abaixo.
A menina, ao nascer, já realizou as fases de multiplicação e crescimento do processo denominado gametogênese, possuindo um grande número de _____ em processo interrompido de _____ . Essas últimas células são _______.
a) óvulos – meiose – haplóides.
b) ovócitos I – mitose – haplóides.
c) ovócitos II – meiose – haplóides.
d) ovócitos I – meiose – diplóides.
e) corpúsculos polares – mitose – diplóides.
4. Na ovulação, o caminho natural do óvulo, após ser liberado pelo ovário, é penetrar:
a) na vagina b) na tuba uterina c) no colo uterino d) no folículo ovariano
Considere as alternativas a seguir para responder às questões de 5 a 8.
a) espermátides.
b) espermatócitos I.
c) espermatócitos II.
d) espermatogônia.
5. Qual é o nome das duas células originadas pela divisão I da meiose masculina? (_______)
6. Como se denomina as células testiculares que, a partir da puberdade, multiplicam-se ativamente por mitose, e que darão origem aos espermatozóides? (_______)
7. Em que célula precursora dos espermatozóides ocorre a primeira divisão da meiose? (_______)
8. Como é chamada a célula originada pelo processo de meiose e que se diferenciará formando o espermatozóide? (_______)
9. O que é contracepção e o que são métodos contraceptivos?
10. Explique em que consiste cada um dos métodos contraceptivos a seguir e qual seu modo de ação.
a) coito interrompido b) tabelinha c) camisinha d) diafragma
e) pílula anticoncepcional f) DIU g) vasectomia h) laqueadura tubária
11. Fale sobre o aborto.
12. Quando se fala em vida, muitas pessoas acreditam que é um assunto comum e de fácil compreensão. Contudo definir vida está longe de ser algo comum e simples. Mais difícil ainda é definir o momento em que ela surge. Existem várias opiniões em relação a esse assunto, muitas científicas, mas também há as religiosas. Em sala de aula foram citadas algumas. Identifique-as e fale brevemente sobre cada uma delas.
13. Fale sobre:
a) inseminação artificial;
b) células-tronco;
c) doação de órgãos;